Metodologia OPEE

estudantesValda Moda é mediadora da Metodologia OPEE, que tem como meta construir as bases cognitivas, atitudinais, comportamentais e emocionais do jovem, aspectos necessários para o pleno desenvolvimento humano, para a definição profissional, bem como para a construção da empregabilidade e da atitude empreendedora.

Mais do que ajudar o aluno a escolher uma profissão, a missão do programa de OPEE é auxiliar o jovem a dar um passo em direção ao amadurecimento.

O enfoque do método é embasado no autoconhecimento, o que faz com que o aluno se perceba como um ser em construção e nunca como um projeto acabado

Comportamentos e atitudes empreendedoras são estimulados ao longo de todo o processo. Deste modo, o trabalho faz com que o jovem se sinta mais seguro para assumir suas escolhas e ingressar no competitivo mercado de trabalho.

Cada série comtempla um livro didático com cerca de 30 atividades divididas em quatro eixos:

  • Autoconhecimento;
  • Escolha Profissional;
  • Processos Seletivos, Vestibular e ENEM
  • Mercado de Trabalho

1º ano do ensino médio: Novos passos, novos tempos, novas escolhas

A preocupação deste curso é motivar o amadurecimento emocional e cognitivo do aluno. Esse processo deve ser estimulado pelos educadores comprometidos com o pleno aproveitamento do Ensino Médio.

Temas: Autoestima - Felicidade - Iniciativa e Proatividade - Ansiedade - Maturidade Pessoal e Postura Profissional - Definindo um Plano de Negócios.

2º ano do ensino médio: A construção do projeto de vida e a escolha profissional

O propósito deste curso é despertar no aluno o respeito a si mesmo, ao mundo em que vive, orientando-o a explorar conhecimentos essenciais para formar seu projeto de vida, bem como ajuda-lo a refletir acerca de seu futuro acadêmico e profissional. Com este curso, o educando entra em contato com estratégiais para edificar uma vida com satisfação, realização e, assim obter felicidade e sucesso.

Temas: Sonhos e Projetos - Tipos de Personalidade - Organizando o Projeto de Vida - Guia para conhecer as Professões - Critérios de Escolha - Os Caminhos da Formação Acadêmica - Técnicas de Preparação para os Processos Seletivos - Comunicação em Público - Mercado de Trabalho Brasileiro: tendências e oportunidades.

3º ano do ensino médio: Empregabilidade, Empreendedorismo e Mercado de Trabalho

O objetivo deste curso é agregar habilidades e competências psicológicas e comportamentais complementares à formação escolar, de modo a proporcionar ao educando formação plena em sintonia com o homem do século XXI e , assim, prepara-lo  para o ensino superior.

Temas: Comunicação e Linguagem Corporal - Polidez e Etiqueta Social - Criatividade - Chaves para a organização do Projeto de vida - Roteiro para a Escolha da Universidade - Estresse - O "branco" na Hora da Prova - Processo Seletivo - Networking - O Mundo Contemporâneo - Como Elaborar o Currículo.

Desenvolvimento:

O projeto será desenvolvido com os alunos através de encontros semanais, ou quinzenais de 1 hora ou 1 hora e meia.

A Construção do projeto de vida e a escolha Profissional

orientpro1O enfoque do método é embasado no autoconhecimento, o que faz com que o aluno se perceba como um ser em construção e nunca como um projeto acabado
Comportamentos e atitudes empreendedoras são estimulados ao longo de todo o processo. Deste modo, o trabalho faz com que o jovem se sinta mais seguro para assumir suas escolhas e ingressar no competitivo mercado de trabalho.

Cada série comtempla um livro didático com cerca de 30 atividades divididas em quatro eixos:

  • autoconhecimento
  • escolha profissional
  • processos seletivos/exames
  • mercado de trabalho