Clínica e consultoria em Pscologia

Trabalho dinâmico e especializado no acompanhamento de crianças, adolescentes e adultos com uma gama variada e multidisciplinar de serviços de Psicologia que facilitam o ajuste emocional e intelectual às diferentes fases da vida.

Os serviços podem ser oferecidos em clínica privada, em escola ou empresas.

Conheça também o trabalho de consultoria e formação junto às instituições e aos técnicos que o solicitem. Essas ações visam promover o Equílibrio Psíquico e o Desenvolvimento Global do Indivíduo.

 

 

Benefícios do Biofom

 

O BIOFOM substitui, em grande parte, a utilização do fertilizante mineral.

BIOFOM de vinhaça de caldo 30 e 45 e melaço 30 tiveram o mesmo desempenho do fertilizante mineral; os BIOFOM de vinhaça mista 30 e 45 e os de melaço 45, com ajustes nas quantidades do fertilizante mineral adicionados poderão ter a mesma performance do fertilizante mineral.

 

 

o BIOFOM pode ser utilizado em várias culturas

Para a cultura de cana de açúcar, cujo ciclo é maior do que do milho, espera-se que o desempenho do BIOFOM seja semelhante aos tratamentos com fertilizante mineral, devido ao grânulo do biofertilizante, contendo matéria orgânica e nutrientes, ficar aderido à raiz

 

O Biofom pode diminuir os custos de produção

com destaque tanto à redução nos custos com fertilizante mineral, quanto na redução de custos com transporte, operações e infraestrutura, dada a eliminação da aplicação de vinhaça, da torta de filtro e das cinzas; separadamente no campo

 

O BIOFOM elimina o mau cheiro da vinhaça

O BIOFOM elimina o mau cheiro da vinhaça

 

O BIOFOM promove a melhoria do solo

A matéria orgânica aplicada via BIOFOM promove a melhoria das propriedades físico-químicas do solo, na capacidade de troca de cátions (CTC) e porosidade, o que favorece a absorção de nutrientes e reduz perdas causadas por lixiviação

 

 

O BIOFOM favorece o reaproveitamento de águas

A integração das tecnologias para aproveitamento de resíduos da agroindústria sucroalcooleira como o BIOFOM, envolvendo a concentração de vinhaça, proporciona oportunidades para o reaproveitamento de águas evaporadas em processos de recirculação e fechamento de circuitos, permitindo, também, a minimização da captação de águas.

 

Biofom é uma solução sustentável

§ reduz a geração de resíduos da indústria sucroalcooleira, aproveitando-os racionalmente para produção de biofertilizantes organominerais.

§ está de acordo com as legislações vigentes. Seu uso traz benefícios ao ambiente, minimizando o risco de poluição de aquíferos e do solo.

 

Composição do Biofom

Vinhaça Concentrada
+
torta de filtro
+
cinzas de caldeira
+
fuligem de chaminé

biofom

Comparando o adubo mineral e o BIOFOM verifica-se que o adubo mineral possui apenas 3 macronutrientes (N, P e K) ao passo que o BIOFOM, além destes, possui outros macronutrientes como Cálcio, Magnésio, Enxofre, Micronutrientes e mais de 40% de Matéria Orgânica.

 

Balanço de Massas

 

Equipamentos necessários

§  Concentrador de vinhaça

§  Tanques de inox e aço carbono

§  Secadores de torta de filtro e cinzas (caldeira e chaminé)

§  Homogeneizador

§  Misturador

§  Granulador (opcional)

§  Fornalha (opcional)

§  Software de Automação

§  Outros equipamentos auxiliares (elétrico, hidráulico, conexões, etc.)

Resultados de experimento

Foi realizado experimento em estufa na ESALQ/USP com o BIOFOM aplicado na cultura de milho (que é uma espécie da mesma família da cana-de-açúcar) em comparação à adubação mineral usual. Foi utilizado o milho como planta teste devido ao seu rápido desenvolvimento.

O experimento foi objeto de tese de doutorado (Tecnologia para aproveitamento de resíduos da agroindústria sucroalcooleira como biofertilizante organomineral granulado, 2012) do Dr. Marcílio do Amaral Gurgel. Imagens dos resultados deste teste podem ser conferidas abaixo.

 

 

Normal 0 false 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE